quarta-feira, 1 de julho de 2009

A Saga do Serviço Público

Hoje foi um dia bem difícil para mim! Em maio de 2008 comprei um notebook Hp, de última geração na época, e que me custou muito caro! Com apenas 5 meses de uso ele apresentou defeito, como estava na garantia, enviei para a assistência técnica. Após 30 dias, recebi o equipamento de volta, sem a bateria. Entrei em contato por telefone e a HP enviou o acessório por sedex.
Pensei que não teria mais problemas, mas a alegria durou pouco. Após um mês, o notebook apresentou outro defeito, e novamente tive que envia-lo para São Paulo ( moro na Bahia ), mais precisamente em 29 de dezembro de 2008. Eles teriam 30 dias para sanar o problema, e no entanto após inúmeros contatos telefônicos por minha parte, não obtive enhuma explicação de qual era o defeito, nem o motivo da demora. Em um dos contatos fui transferida para vários atendentes, mais de 15 minutos de espera ao telefone, uma verdadeira falta de respeito a mim como consumidora e como pessoa!
Não restando outra alternativa, no iníco de março de 2009 ( quase três meses com o notebook na assistência técnica ) abri processo no Juizado de Defesa do Consumidor.
A data da primeira audiência foi marcada para quatro meses depois, mais precisamente para hoje, dia 1º de Julho de 2009.
Foram quatro meses de espera, ansiosa para que a justiça fosse feita. Acordei cedo e pontualmente as oito horas da manhã já me encontrava na sala de espera do SAJ.
Para minha surpresa e decepção fui informada após quase 30 minutos de espera, que a conciliadora não iria realizar a audiência porque tinham sido agendados quatro processos para o mesmo horário e o meu era o último, portanto teria que ser remarcado para outro dia!
Nossa fiquei indignada! Após muita insistência e a ajuda de um amigo com influência no sistema, as 9:00h a audiência de conciliação foi iniciada.
O advogado da HP ofereceu a devolução do valor pago, corrigido pelo INPC , através de depósito judicial. Eu havia pleiteado além do valor, uma indenização por danos morais, no total de 20 salários mínimos, mas resolvi aceitar a proposta para encerrar o processo!
A tarde nova jornada no setor público, e dessa vez muito mais desgastante!
Como sou autônoma, pago ISS , Imposto Sobre Serviços para poder exercer a profissão.
Fiz minha inscrição em 5 de janeiro de 1999, e como atualmente não preciso mais recolher esse imposto por trabalhar com pessoa jurídica, em 26 de janeiro de 2009 abri processo junto a Sefaz solicitando baixa do meu cadastro.
Para minha surpresa após prazo de 30 dias em análise, fui informada de que consta em aberto a anuidade de 1998, e que meu nome está na Dívida Ativa do município. Vejam bem, me inscrevi em 5 de janeiro de 1999 e a Sefaz está me cobrando uma dívida de 1998, e ainda enviou meu nome para Dívida Ativa! Um total absurdo!
Cheguei à Sefaz por volta das 14:30h, me mandaram para vários departamentos, no total foram 5 senhas em andares e prédios diferentes, e nenhum funcionário sabia de fato qual conduta deveria ser tomada para resolver a questão.
Perdi a paciência, sentimento que tenho me policiado para manter como obrigação no meu dia a dia. Após 3 horas num pingue pongue sem fim ( me senti a bola do jogo! ), fui encaminhada ao protocolo para abrir novo processo solicitando a extinção da dívida, por ser ela indevida!
Deixo mais um questionamento no ar: Porque o serviço público é tão moroso e ineficaz muitas vezes? Porque o servidor público não se esforça para prestar serviços de qualidade aos cidadãos ? Quem souber me responda por favor!

Nenhum comentário: