quinta-feira, 2 de julho de 2009

Aonde Anda a Felicidade?

Nesses "tempos modernos", percebo que as pessoas associam a felicidade com o ter:
- Status
- Dinheiro
- Poder
- O carro do ano
- A roupa de grife
- Uma mansão
- O celular mais incrementado
- Jóias
Parece até que a solução para as angustias, tristezas, para a solidão, encontra-se associada ao consumo.
Por outro lado, os reais valores deixaram de ser cultivados e ensinados às novas gerações:
- Solidariedade
- Respeito aos semelhentes ( principalmente aos mais velhos )
- Preservar o Meio Ambiente
- Pedir com licença, por favor
- Falar obrigado (a)
- Saber os limites
- Valorizar a saúde
- A família
- Cumprir as leis

Se protestamos porque tivemos nossos direitos violados, corremos o risco de sermos agredidos, humilhados, rechaçados, ou até mesmo de perder a vida!
Não posso acreditar no que leio, vejo e ouço ultimamente. Pais tirando a vida de seus filhos, e vice versa, idosos sendo mal tratados, guerras em nome de tantos motivos inaceitáveis, corrupção, impunidade, crimes bárbaros.
O que esperar do futuro?
Será que esse é o caminho correto a seguir em busca de realização pessoal, em busca da felicidade?
Hoje, moramos em prisões, vivemos aterrorizados, porque o fato de poucos terem muito e muitos não terem nada, nos torma reféns do sistema.
Não sou hipócrita para dizer que não gosto de conforto, de viver bem, de poder pagar minhas contas no fim do mês, mas não estou imune a situação alheia. E o mais importante: não preciso passar por cima de ningém para estar aonde estou.
Para mim a Felicidade jenuína está em minha família, meus amigos, meu trabalho, em ter saúde, ter emprego, em poder colocar a cabeça no travesseiro a noite e dormir tranquila!
E faço a minha parte para ajudar como posso. Cito aqui uma parábola antiga:
Havia um incêndio na floresta e o gavião viu um passarinho passando de um lado para o outro trazendo água no bico e disse: porque você está perdendo seu tempo? Sozinho não vai conseguir apagar o incêndio, e o passarinho respondeu: pelo menos estou fazendo a minha parte.
Se cada um fizer a sua parte, certamente descobriremos aonde anda a tal felicidade!

Nenhum comentário: