quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Paciência

"Enquanto todo mundo
Espera a cura do mal
E a loucura finge
Que isso tudo é normal
Eu finjo ter paciência...

O mundo vai girando
Cada vez mais veloz
A gente espera do mundo
E o mundo espera de nós
Um pouco mais de paciência"...


Paciência é a virtude de manter um controle emocional equilibrado, sem perder a calma, ao longo do tempo. Consiste basicamente de tolerância a erros ou fatos indesejados. É a capacidade de suportar incômodos e dificuldades de toda ordem, de qualquer hora ou em qualquer lugar. É a capacidade de persistir em uma atividade difícil, tendo ação tranqüila e acreditando que você irá conseguir o que quer, de ser perseverante, de esperar o momento certo para certas atitudes, de aguardar em paz a compreensão que ainda não se tenha obtido , capacidade de ouvir alguém, com calma, com atenção, sem ter pressa, capacidade de se libertar da ansiedade. A tolerância e a paciência são fontes de apoio seguro nos quais podemos confiar. Ser paciente é ser educado, ser humanizado e saber agir com calma e com tolerância. A paciência também é uma caridade quando praticada nos relacionamentos interpessoais.


Retirei esse texto acima da Wikipédia, e resolvi discorrer sobre o tema.

Fazendo uma autocrítica percebo que em algumas situações sou um tanto quanto impaciente.

Quando tenho um objetivo a alcançar, me empenho ao máximo para resolver a contento, querendo que tudo esteja resolvido logo, sem demora.

Ultimamente, no entanto, tenho tentado desenvolver a virtude de ter paciência, saber ter calma, resignação, respirar fundo, raciocinar.

Comprei até um livro sobre o tema, mas confesso que comecei a ler e parei no início por pura falta de paciência ( risos )!

Ser paciente demais pode se tornar sinônimo de acomodação, apatia, falta de ação, e isso definitivamente não combina com a minha personalidade.

Um dos truques que uso para ser paciente, é respirar fundo, e, mentalmente contar até dez, antes de demonstrar uma reação. Esse truque tem funcionado muitas vezes.

Também procuro pensar antes de falar ou agir, para não ser precipitada e não abalar a minha tão almejada virtude em questão.

Por fim, acredito no verbete MAKTUB ( está escrito, em Árabe ).

Não deixo de defender meus ideias, mas penso que o que tiver que ser será, e vice versa!

E haja paciência!



2 comentários:

Andarilho disse...

Ah, eu já tive mais paciência, hoje em dia estou de saco cheio.

Mas eu aprendi mesmo a ter paciência quando trabalhei de office boy. Tinha que ir a vários bancos, e ficar um monte na fila de vários...

Chris Carvalho disse...

Para enfrentar fila de banco só sendo extremamente paciente, e um pouco louco! Rs