sábado, 29 de agosto de 2009

Apague Essa Idéia


Hoje é o Dia Nacional de Combate ao Fumo, e por isso não poderia deixar de escrever sobre o tema.
Não consigo me imaginar fumante, a bem da verdade não tenho nenhum vício grave, a não ser café, chocolate, e coca zero! (Não chega a ser um vício, mas gosto muitooooo!).
Em primeiro lugar não gosto do cheiro que o cigarro deixa nas pessoas, cabelo, hálito, e roupas têm um cheiro nada agradável.
Em segundo lugar, sabendo que o cigarro é responsável por desencadear diversos tipos de câncer ( boca, faringe, laringe, estômago, pulmão, bexiga, etc), eu jamais seria uma fumante por puro pânico! Quem já teve um câncer, ou conheçe de perto alguém que passou pela experiência, sabe como a doença é agressiva, debilitante, e muitas vezes fatal.
Além do câncer, o tabagismo pode desencadear doenças pulmonares crônicas, tal qual o enfisema, que leva a uma capacidade respiratória reduzida, e o portador tem a sensação de estar se asfixiando constantemente.
Em terceiro e último lugar, considero um investimento de dinheiro muito mal empregado, afinal o fumente gasta com algo que vai queimar a saúde, e o próprio objeto do vício.
Claro que deixar de ser tabagista não é algo simples, existem a dependência química, física e psicológica, mas o grande diferencial é a força de vontade.
Qualquer mudança, requer disciplina, investimento emocional, e algumas vezes financeiro ( em remédios, psicoterapia, e outros). É como emagrecer, deixar de ser alcoolatra, ou usuário de outras drogas.
E para finalizar sugiro aos fumantes que apaguem essa idéia, e acendam o conceito de vida saudável, com qualidade. E a cultivem a autoestima, afinal nosso corpo, pede cuidados para que funcione bem e por mais tempo.

Nenhum comentário: